sexta-feira, 5 de junho de 2009

Festa de ritmos do continente Americano
Texto de Carlos Bighetti

Nem só de salsa e tango vive a música latino-americana. Nesse caldeirão de etnias, línguas, culturas e instrumentos, o processo de fusão é constante e subgêneros surgem sem parar. Conheça alguns dos ritmos que animam festas de rua e salões de dança no continente.

Cuba - Son
Mistura o violão espanhol com batidas de percussão. O son teve seu auge na era pré-Fidel Castro e é base de vários outros ritmos como a rumba, o mambo, o cha-cha-cha e a salsa.

Porto Rico - Bomba
Acredita-se que tenha origem puramente africana. O ritmo é dado por congas e a dança representa um duelo entre percussionista e dançarino, em que o objetivo é ser o mais rápido.

Rep. Dominicana - Merengue
Surge em meados do século 19. A base desse ritmo acelerado vem dos tambores e da güira. A dança, fácil de aprender, faz muito sucesso entre turistas.

Salsa
Fusão da música cubana, porto-riquenha, dominicana, jazz e R&B, "salsa" é, sobretudo, um nome comercial para este tipo de música.

México - Mariachi
Surgiu no estado de Jalisco, por volta de 1850 e varia de região para região. É popular em casamentos e serenatas. Violinos, trompetes, violão espanhol, viola e baixo formam a banda.

América Central - Punta
É uma releitura moderna de um ritmo africano chamado bunda. Chocalhos, tambores e até cascos de tartaruga ganham o reforço de instrumentos modernos. As letras falam de política, sociedade e economia.

Martinica - Zouk
Combina ritmos das Pequenas Antilhas, pop dos EUA e França, percussão africana e sons nativos. O zouk ("festa" em creole) lembra a lambada e sua dança chega a ser até mais sensual.

Países Andinos - Huayño
Romance, tristeza e alegria são cantados neste ritmo andino-peruano, de elementos pré-hispânicos (incas). Flautas, cordas e tambores animam os bailes.

Colômbia - Cumbia
Origens indígenas, espanhola e africana. As variações são mais populares que o estilo tradicional. Instrumentos de sopro, corda, percussão e acordeão são os mais usados. Os temas das canções vão de amor a pobreza.

Brasil - Samba
Do batuque improvisado na caixa de fósforos à "bateria pesada" de uma escola de samba na avenida. Cordas e percussão de ascendência africana fazem o som do ritmo-símbolo do Brasil.

Argentina - Tango
Nasce vulgar, em 1880, faz sucesso em Paris e só então é aceito em Buenos Aires. O som sofisticado mistura flauta, piano, violino e violão. Drama e sensuailidade marcam as coreografias.

Paraguai - Guarânia
Criada em 1925 por José Asunción Flores, pode ser cantada em espanhol, guarani ou jopará (mescla das línguas nacionais). As letras falam de nostalgia a heroísmo. Destaque para instrumentos sinfônicos e harpa.

Uruguai - Candombe
Chegou com os escravos de origem banto (Angola e Congo). Canta os lamentos e a nostalgia de uma gente que foi arrancada da terra natal. O som vem dos tambores, tocados pelas ruas da cidade.

Bongos (ou bongôs)
Dois tambores pequenos juntos, geralmente tocados entre os joelhos.

Clave
Dois cilindros de madeira, golpeados um contra o outro. É o coração de ritmos como a salsa.

Conga
Pode ter três tamanhos: grande (tradicional), médio e pequeno (usado para batidas complicadas)

Maracas
Em geral, usa-se o par. Esse chocalho é usado para enriquecer a percussão de muitos ritmos.

Güiro (a)
Cabaça seca e oca, com estrias em um dos lados, sobre a qual se raspa uma vareta para obter o som

Um comentário:

  1. Oi professora sou Dalila leal da 8ª ...

    e tou seguindoseu blog ...

    Tô gostando muito Bjs ...

    ResponderExcluir